unnamed

TRABALHANDO EM DIREÇÃO A UMA ABORDAGEM UNIFICADA PARA A GOVERNANÇA DE DADOS

Como membro da Aliança Global de Baterias (GBA), a OPTEL participou recentemente da assembleia geral anual da organização em Bruxelas, de 7 a 8 de novembro de 2023. Este evento proporciona uma plataforma e uma oportunidade para a GBA e seus membros discutirem estratégias críticas, soluções e recomendações para a implementação do Battery Passport, antecipando a exigência legislativa a partir de fevereiro de 2027.

Para ajudar nossa comunidade global a compreender melhor os resultados da assembleia geral anual e o que isso significa para suas organizações, compilamos nossas principais conclusões da conferência e quais áreas críticas estão moldando o futuro da indústria de baterias.

GOVERNANÇA DE DADOS: UMA BASE PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

A governança de dados está se tornando cada vez mais crucial na indústria de baterias para veículos elétricos, especialmente diante das pressões legislativas intensificadas em todo o mundo. Diferentes regiões, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e a China, têm requisitos legais variados, o que gera desafios significativos para as empresas. A Aliança Global de Baterias (GBA) está trabalhando em direção a uma abordagem unificada para a governança de dados.

Como principal fornecedora de rastreamento de carbono, a OPTEL garante que os dados sejam meticulosamente coletados ao longo de toda a cadeia de suprimentos, possibilitando a criação e publicação de passaportes digitais de produtos. Processos de rastreabilidade e coleta de dados são vitais para preparar e garantir que as empresas estejam prontas para um futuro em que a governança de dados e a harmonização sejam bem definidas e implementadas globalmente.

battery_sustainable_2322970589_IMAGE_800x530

GARANTINDO A RASTREABILIDADE EM CADEIAS DE ABASTECIMENTO MULTIFACETADAS E COMPLEXAS

A importância da visibilidade dentro da cadeia de abastecimento é unanimemente reconhecida na indústria. No entanto, obter essa visibilidade continua sendo um desafio significativo, especialmente para fornecedores distantes de OEMs, fabricantes de baterias ou minas. Quanto mais distante o fornecedor, mais difícil se torna integrá-lo e obter insights sobre suas operações.

As soluções de visibilidade de ponta a ponta da OPTEL não apenas fornecem às empresas as ferramentas necessárias para realizar a rastreabilidade de ponta a ponta de suas operações, mas também a garantem. Isso significa assegurar que os dados corretos estejam associados aos materiais brutos e produtos corretos em cada etapa da cadeia de valor. Nossa colaboração com a GBA nos permite ajudar empresas em todos os setores a alcançar cadeias de abastecimento seguras, conformes e transparentes.

ESG E RASTREAMENTO DE CARBONO: ABRE CAMINHO PARA A CONTABILIDADE DE CARBONO SUSTENTÁVEL

O aumento na legislação relacionada ao rastreamento ambiental, social e de governança (ESG) e à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) indica claramente as prioridades em mudança nos mercados globais. Governos, indústrias e empresas em todo o mundo estão estabelecendo metas de emissão líquida zero e definindo objetivos ambiciosos de ESG. No entanto, a variedade de métodos usados para medir o desempenho de ESG e rastrear a produção de carbono dificulta a comparação eficaz de produtos e empresas.

A GBA está na vanguarda ao abordar esse desafio. A organização está trabalhando diligentemente na criação de um quadro comum que permitirá às indústrias definir métricas para a rastreabilidade da cadeia de abastecimento. Esse quadro facilitará a comparabilidade e a padronização, permitindo, em última análise, que os usuários finais tenham visibilidade sobre o desempenho de ESG dos produtos que consomem e confiem nos relatórios fornecidos. A OPTEL continuará a trabalhar em estreita colaboração com a GBA à medida que o quadro evolui para garantir que nossas soluções de rastreabilidade sigam o mesmo caminho.

As informações obtidas na reunião da Aliança Global de Baterias destacam o compromisso da OPTEL em navegar pelas complexidades da indústria de baterias com soluções práticas e inovadoras. Ao focar na governança de dados e alinhar-se às normas em evolução de ESG e rastreamento de carbono, continuamos a nos adaptar ao cenário em constante mudança e desempenhamos um papel crucial na formação de seu futuro. Nossos esforços contínuos nessas áreas solidificaram a posição da OPTEL como líder do setor, impulsionando a conformidade e o progresso na sustentabilidade.

SAIBA MAIS SOBRE A SOLUÇÃO DE PASSAPORTE DIGITAL DE BATERIA DA OPTEL

Contate-nos !